Páginas

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Reality shows

Este ano a televisão foi defenitivamente marcada pelos reality shows. Não são novidade, mas ainda continuam a agarrar completamente a atenção das pessoas.
É algo que acaba por revelar um pouco do espirito dos portugueses. Um povo que liga mais a estas coisas que à cultura. Diria que no geral é um pouco inculto, sendo que em aproximadamente 10 pessoas 2 são cultos. O que é chocante nos dias de hoje. Apesar de haver muita mais escolaridade e menos alfabetismo ainda continua a existir muita gente ignorante. E, isto reflecte-se na preferência de reality shows, já que a maioria do público alvo são pessoas incultas.
A televisão também tem aqui uma grande falha pois não há programas que transmitam grandes ensinamentos. De manhã há aqueles programas do goucha e afins que nada ensinam. Á tarde o mesmo tipo de programas, e ao fim da tarde começam as séries ou novelas. Como se vê se quisermos ligar a televisão durante o dia nada aprendemos. Depois do jantar começam as novelas, algo que me irrita profundamente. E, é assim o dia na televisão portuguesa.
Pouco ou nada aprendemos com a televisão e acho que devia haver claramente outro tipo de programas que tivessem o papel de instruir a população.
Ora, voltando ao tema dos reality shows são uma inutilidade, mas só se não os soubermos aproveitar.É claro que há sempre coisas que podemos retirar, dá para perceber essencialmente o carácter e a personalidade dos concorrentes.É impressionante como em apenas 2 ou 3 meses ficamos a conhecer algumas pessoas na perfeição, por vezes ficamos a conhece-los melhor do que a alguns familiares. É uma exposição muito grande e  eles tornam-se autênticas marionetas, mesmo que não se apercebam disso, e chega-se a brincar mesmo com os sentimentos das pessoas. Torna-nos intimos dessas pessoas, passamos a gostar deles, apaixonamo-nos por eles. Falo na primeira pessoa porque isso também acontece comigo. A verdade é que também sou daquelas pessoas que vê reality shows, acho que quando algum está no ar toda a gene tem conhecimento disso. Porque isto não é um fenómeno isolado, não dá apenas na televisão, deparamo-nos com os reality shows que enchem as capas das revistas, num café, num cabeleireiro, enfim em todo o lado, mesmo que queiramos escapar é quase impossível parece que nos pereseguem, é uma verdadeira graça. Acho graça ao facto de cada um ir emitindo as suas opiniões aqui e ali, criticando uns ou comentando alguma situação. Faz-me confusão o facto de muitos emitirem as suas opiniões e fazerem os seus juizos quando na verdade nada sabem sobre isso. Uma grande verdade é que as pessoas falam mais quando nada sabem sobre o assunto.
Eu, por exemplo não ando aqui a contar aos sete ventos o que acho deste e deste nem o que quero que aconteça.
Acho também caricato o facto de as pessoas ficarem bastante chocadas quando percebem que é tudo manipulado e que elas nada podem fazer. Já eu sempre tive isso bem consciente, nem tenho a ilusão que posso fazer alguma coisa e de que a minha opinião vai mudar, não levo a peito as atitudes de alguns nem ando aqui a criticar este e aquele. Para mim faz o que bem entender e não é algo que me rale.
A verdade é que vejo aquilo essencialmente porque me apaixonei por duas pessoas, por uma história de amor. Fez-me acreditar que o amor é possível e que devemos acreditar e ter esperança.
Foram duas pessoas que surgiram na minha vida, mas que assumiram mais importância que outros, o que é um idiotice. Mas, pronto tenho que encarar isto de forma positiva e tentar crescer.
Eles fizeram.me mudar, e roubaram um cantinho no meu coração, ela pela sua espontaneidade, sinceridade, por ser autêntica, verdadeira, fiel, doce, determinada, segura de si, atrevida, avassaladora, confiante. Tem de facto uma personalidade bastante forte que me conquistou, não só a mim, mas a muitas outras pessoas.
Ele é a verdadeira nobreza do carácter humano no seu esplendor. É sinceridade, é bom senso, é despreconceito.
Fico feliz por existirem pessoas assim que me fazem acreditar que é possível. São de facto duas forças da natureza que me fizeram rir, chorar com a imensidão da força que os une, fizeram-me também sonhar.
Arrebataram também o meu coração e conquistaram-me. Agora só me resta esperar que sejam felizes, e que eu também consiga passar por uma experiência daquelas.
Parece um bocadinho estúpido que EU tenha caído nesta armadilha, mas é o demonstrar de que eu tenho sentimentos como qualquer outra pessoa e que são a nossa fraqueza ou então a nossa grande motivação, aquilo que nos prende à Terra.
Podemos ver aqui também que o povo português e não só é um povo casamenteiro que adora ver romances e falar da vida dos outros.
Eu não digo que fale, mas apaixonei-me por esta história e nunca vi outra igual na minha vida, são únicos.
Quanto aos reality shows espero que acabem ou que pelo menos mudem um pouco o esquema. Espero sinceramente que a população se instrua e que veja os reality shows com outros olhos...

Sem comentários:

Enviar um comentário